PALESTRANTES

Presença confirmada de renomados pesquisadores da área de Oncobiologia.
(clique nas imagens ou nos nomes para acessar os resumos)

Dr Andrew Sharrocks

“Rewiring of the non-coding gene regulatory landscape in oesophageal cancer”

O Dr. Andrew D. Sharrocks é afiliado à Universidade de Manchester, UK. Seus interesses científicos giram em torno dos mecanismos de controle transcricional em eucariotos e como são regulados por vias de sinalização celular. Mais recentemente, seus estudos se estenderam à interação entre cromatina e transcrição, bem como seu papel na diferenciação celular e na conversão de estados fisiológicos em patológicos, como o câncer. No XV Simpósio de Oncobiologia, o Dr. Sharrocks discutirá sobre a reprogramação e regulação de genes não-codificantes no câncer de esôfago. 

Dr Antonio Sica

DR. ANTONIO SICA
Humanitas Clinical and Research Center, Itália

"Multilevel targeting of pro tumor myelopoiesis​"

O Dr. Antonio Sica chefia o Laboratório de Imunologia Molecular no Instituto Humanitas e o Laboratório de Patologia e Imunologia da Università degli Studi del Piemonte Orientale, onde coordena o Laboratório de Patologia e Imunologia. O foco principal dos seus estudos é a associação entre inflamação e câncer, com particular interesse no papel das células mieloides.

Cliona Rooney.jpg

DRA. CLIONA ROONEY
Baylor College of Medicine, EUA

"Off the Shelf, CD30.CAR-EBV-Specific T-cells for the Treatment of Lymphoma."

A Dra. Cliona Rooney é Professora do Baylor College of Medicine. Os estudos da Dra. Rooney são focados no desenvolvimento de imunoterapias celulares para o reconhecimento de antígenos virais e tumorais. No XV Simpósio de Oncobiologia, a Dra. Rooney apresentará resultados de suas pesquisas para o desenvolvimento de células T universais modificadas geneticamente para reconhecerem antígenos presentes em linfomas.

DANIEL BRAT

DR. DANIEL BRAT 
Northwestern University, EUA

"Mechanisms of Progression of Diffuse Gliomas."

O Dr. Daniel Brat é professor de patologia experimental e neuropatologia da Northwestern University (Chigago, EUA). O Dr. Brat coordena um laboratório de pesquisa básica e translacional que investiga os mecanismos de progressão do glioma, incluindo as contribuições da hipóxia, genética, microambiente tumoral e células-tronco.

Fergus_Couch.jpg

DR. FERGUS COUGH
Mayo Clinic Cancer Center, EUA

"Breast Cancer Risks for Inherited Variants in Cancer Predisposition Genes."

O Dr. Fergus J. Cough é afiliado a Mayo Clinic Cancer Center e ao Center for Individualized Medicine. Seus estudos visam entender como as alterações genéticas influenciam o desenvolvimento do câncer de pâncreas e de mama, de forma a desenvolver métodos para a predição do risco de desenvolvimento de câncer e consequente prevenção, bem como testes para melhorar a seleção de tratamentos individualizados para pacientes com câncer de mama e de pâncreas. No XV Simpósio de Oncobiologia, o Dr. Cough discutirá a classificação e análise de risco de variantes genéticas de significado incerto no câncer de mama.

Paula_Soares.jpg

DRA. PAULA SOARES
Universidade do Porto, Portugal 

"Mechanisms of immortalization in cancer cells"

A Dra. Paula Soares obteve seu doutorado pela Universidade do Porto, Portugal, onde também desenvolveu o seu trabalho de Pós-doutorado. Atualmente, a Dra. Soares atua como Professora Assistente em Biopatologia na Faculdade Médica do Porto, onde coordena o Grupo de Biologia do Câncer. Seus principais interesses de pesquisa incluem a biologia celular e molecular de tumores de tireóide e outros tumores neuroendócrinos. Seu grupo foi pioneiro na identificação de mutações nos promotores de BRAF e TERT, se tornando a equipe mais citada mundialmente no contexto da carcinogênese tireoidiana.

Dr. RITA FIOR, Champalimaud Foundation, Portugal

 

A Dra. Rita Fior é pesquisadora associada da Fundação Champalimaud (Lisboa, Portugal). Nesta instituição, a Dra. Fior tem desenvolvido uma linha de pesquisa voltada para a utilização do zebrafish como modelo experimental para o estudo de diferentes aspectos da biologia tumoral.