top of page
3 fundo website 2023_sem_logo -01-01.jpg

PALESTRANTES

Presença confirmada de renomados pesquisadores da área de Oncobiologia.
 

2.png

Drª Diana Matias
Instituto de Medicina Molecular de Lisboa, Portugal

"Polymeric Nanoparticles: The Game-Changers in Cancer Therapy"

Drª Diana Matias é bioquímica, com mais de 12 anos de experiência em pesquisa biomédica, com foco em tumores cerebrais e novas estratégias terapêuticas. Ela fez contribuições significativas na compreensão da transição glial-mesenquimal e das interações glioblastoma-microglia (GBM-microglia) durante seu PhD no IBC/UFRJ (Instituto de Ciências Biomédicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro). Seu extenso repertório de publicações reflete seu trabalho revolucionário na via de sinalização em GBM e tratamentos inovadores. Ao longo do seu pós-doc na UCL (University College London), Drª Diana Matias aumentou sua expertise sobre nanomedicina, desenvolvendo tratamentos de ponta para glioma, além de nanopartículas capazes de atravessar a barreira hematoencefálica ou de atingir células do sistema imune. Suas conquistas de excelência foram reconhecidas com a prestigiosa bolsa "la Caixa"Junior Leader, que apoia sua atual pesquisa no iMM (Instituto de Medicina Molecular, Universidade de Lisboa). Atualmente, ela está na linha de frente do desenvolvimento de estratégias de nanoterapia inovadoras que têm como alvo o sistema imune em casos de tumores sólidos, incluindo câncer colorretal e cerebral.

3.png

Drª Erica Aparecida de Oliveira
Institute for Cancer Research, United Kingdom

“Genomic insights into cancer evolution: from cell plasticity to drug resistance”

Possui graduação em Biomedicina, mestrado e doutorado pelo IPEN/USP. Também tem experiência como pós-doutoranda na FCF/USP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas), University of Oxford e ICR London. Atualmente atua como Senior Scientific Officer no ICR London (Institute of Cancer Research London), no grupo de Genômica e Dinâmica Evolucionária do Câncer. Ao longo de sua carreira, teve experiência em modelos in vitro, organoides e genômica, especialmente em melanomas, e câncer colorretal.​

1.png

Dr Tiago da Silva Medina

Camargo Cancer Center, SP

“Tertiary lymphoid structures as key niches of antitumor immunity”

A pesquisa do Dr Tiago Medina tem como foco elucidar as respostas antitumorais provocadas pelas estruturas terciárias linfoides em diversos tipos de tumores. Mais recentemente, seu grupo tem trabalhado na identificação de alvos em potencial que possam melhorar a eficiência das células CAR-T contra malignidades hematológicas e tumores sólidos. É líder do Grupo de Imuno-oncologia Translacional, no A.C. Camargo Cancer Center (Brasil). É, também, coordenador do Conselho de Ética em Pesquisa Animal, membro do Comitê de Biossegurança Institucional e membro do programa de pós-graduação do A.C. Camargo Cancer Center. 

4.png

Dr Rodrigo Nalio Ramos
Departamento de Ciências Médicas HC-FMUSP-SP

"Uncovering a novel FOLR2+ macrophage subset in breast cancer using single-cell RNA sequencing"

Dr. Rodrigo tem experiência em projetos de pesquisa básica e translacional em onco-imunologia, com ênfase na caracterização de células mieloides e na resposta T contra tumores. Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), Mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP) e dupla titulação de doutorado em Imunologia pela USP e pela Université de Lyon (França). Foi pesquisador pós-doutorando do Centro de Imunoterapia do Câncer no Instituto Curie (Paris/França) e pesquisador pós-doutorando do Centre de Recherche des Cordeliers/Sorbonne Université (Paris/França). Atualmente, é pesquisador do Departamento de Ciências Médicas do HC-FMUSP (Hospital das Clíniscas - USP) e do Instituto D'OR de Ensino e Pesquisa em São Paulo, onde orienta alunos de pós-graduação pelos dois programas e pelo Departamento de Imunologia do ICB-USP.

Sandra Dias

Drª Sandra Martha Gomes Dias
LNBio CNPEM, Campinas

"Advancing Predictive Models for Breast Cancer in Drug Testing and Discovery: a Case Study on Glutaminase (Current Progress and Future Directions)"

Dra. Sandra Dias é líder da Divisão de Biologia Integrativa e do grupo de pesquisa em Biologia do Câncer. Formou-se em Biologia e obteve um mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), completou seu doutorado em Física Biomolecular pela Universidade de São Paulo (IFSC/USP) e realizou pós-doutorado na Universidade de Cornell. Sua pesquisa foca no metabolismo tumoral, especialmente nas interações metabólicas no microambiente tumoral, utilizando abordagens de bioquímica, biologia celular e modelos in vivo e organotípicos de câncer de mama.

bottom of page