top of page
3 fundo website 2023_sem_logo -01-01.jpg

PALESTRANTES

Presença confirmada de renomados pesquisadores da área de Oncobiologia.
 

Dra. Carolina Panis

DRA. CAROLINA PANIS
Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

“Exposição ocupacional e ambiental aos agrotóxicos e câncer de mama: mecanismos moleculares e implicações clínicas”

Dra Carolina Panis é professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde coordena o Laboratório de Biologia de Tumores. Tem experiência na área de Oncologia humana, Imunopatologia e Biologia de Tumores, com ênfase no entendimento dos mecanismos de agressividade clínicos e moleculares desencadeados pela exposição humana aos agrotóxicos. É Pesquisadora Visitante no Departamento de Saúde Ambiental da Escola de Saúde Pública de Harvard nos Estados Unidos e também no Departamento de Farmacologia e Toxicologia da Universidade do Arizona.

Dr. Dipali Sharma

DRA. DIPALI SHARMA
Johns Hopkins University School of Medicine, EUA

"Understanding the mechanistic links between microbiota and cancer"

A professora Dipali Sharma lidera um grupo de pesquisa na Sidney Kimmel Comprehensive Cancer Center ligada a Johns Hopkins University em Baltimore – EUA. A sua linha de pesquisa tem como objetivo elucidar os mecanismos moleculares que promovem o câncer de mama, bem como estratégias preventivas e de tratamento usando modelos animais e amostras humanas. A Dra Sharma tem interesse sobre a conexão entre o câncer de mama e obesidade, disparidades raciais e disfunções da microbiota. Seus trabalhos mostram que estes três fatores impactam diretamente na incidência do câncer de mama de fenótipo agressivo e na progressão da doença em pacientes.

ELIAS_EL-HABR .jpg

DR. ELIAS EL-HABR
Institut de Biologie Paris Seinne Sorbonne Universités, França

“Metabolic vulnerabilities of cancer cells in glioblastoma”

​Dr. Elias El-Habr is an associate professor at Sorbonne University and member of the Glia Plasticity and Neuro-oncology team (IBPS - Neurosciences Paris-Seine). He has been working on brain tumors since the beginning of his scientific career. He realized his PhD at the Medical
school of Athens where he explored the molecular alterations leading to the deregulation of signal transduction pathways and their clinical impact in brain tumors. During his post-doc in Paris he lead a project aimed at understanding the role of metabolism in malignant gliomas.
His research revealed new mechanisms by which metabolism affects the behavior of glioma cells through the control of epigenetic regulations. His current project combines computational and experimental approaches for a systemic exploration of metabolism and its related vulnerabilities in glioma cells.​

Mariangela_Russo.jpg

DRA. MARIANGELA RUSSO
Universitá degli Studi di Torino, Itália

"Adaptive mutability favors the evolution of secondary resistance in cancers"

A Dra. Mariangela Russo iniciou a sua carreira científica na Oncobiologia quando realizou o seu Mestrado em “Farmácia e Farmacologia do Câncer”, estudando o desenvolvimento e progressão tumoral, bem como as bases genéticas da resposta ao tratamento anticâncer. Posteriormente, obteve o seu título de Doutorado em “Sistemas Complexos nas Ciências da Vida” na empresa de Biotecnologia Horizon Discovery in Cambridge (UK), onde utilizou da engenharia celular e o do screening farmacológico de alto rendimento para caracterizar mutações oncogênicas e seu papel na resposta ao tratamento. No seu pós-doutorado, trabalhou na caracterização de biomarcadores de sensibilidade e resistência ao tratamento, visando identificar novas abordagens para burlar a resistência terapêutica. Nesse cenário, a Dra  Mariângela Russo fez descobertas seminais de mecanismos de resistência primária e secundária a terapias-alvo no câncer colorretal, descrevendo como a evolução tumoral afeta diretamente a resposta a terapias. Atualmente, ela é Professora Assistente no Departamento de Oncologia Molecular da Universidade de Turin, onde continua contribuindo para o campo da resistência terapêutica no câncer.

Dr. Neil.jpg

DR NEIL HAYES
University of Tennessee, EUA

"Molecular subtypes of squamous cancer"

Neil Hayes é graduado pelo Davidson College com bacharelado em química. Ele completou sua graduação em medicina na University of North Carolina, Chapel Hill e, em seguida, um mestrado em saúde pública na Harvard Chan School of Public Health. Sua residência foi no Boston City Hospital no programa da Escola de Medicina da Universidade de Boston e, em seguida, estágio em Hematologia/Oncologia na Tufts New England School of Medicine, onde também concluiu o mestrado em Pesquisa Clínica. Em paralelo, ele completou o treinamento de pós-doutorado no laboratório do Dr. Matthew Meyerson no Dana Farber Cancer Institute. Após a conclusão do treinamento clínico, ele assumiu um cargo de professor na University of North Carolina, Chapel Hill School of Medicine, onde atendeu pacientes com tumores aerodigestivos. Na UNC, Hayes foi professor na Divisão de Hematologia/Oncologia e no Departamento de Otorrinolaringologia/Cirurgia de Câncer de Cabeça e Pescoço e Diretor de Bioinformática Clínica. Ele foi o investigador principal do projeto The Cancer Genome Atlas, focado na caracterização do espectro de cânceres humanos. Tem se dedicado ao estudo translacional da genômica do câncer. Durante seu mandato na UNC, ele se tornou uma pessoa-chave para inúmeras bolsas em seu campo de estudo e tem mais de 150 publicações revisadas por pares com mais de 80.000 citações em 2021. Desde 2017, é o Diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Tennessee para Pesquisa do Câncer e também atua como chefe de Hematologia/Oncologia no Departamento de Medicina.

Dr. Roger Chammas

DR. ROGER CHAMMAS
Universidade de São Paulo, Brasil

"Apoptosis-induced proliferation and tumor cell resistance to treatment: mechanisms and opportunities for innovation"​

O Dr. Roger Chammas é médico (USP) e doutor em Ciências (Bioquímica-USP e Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer), com pós-doutorado em glicobiologia na University of California, San Diego. Foi pesquisador visitante no Friedrich Miescher Institut, Basel; Harvard School of Public Health, Boston; e Moffitt Cancer Research Center, Tampa. É docente da Faculdade de Medicina da USP e professor titular de Oncologia (área: oncologia básica) na Universidade de São Paulo, coordenando o Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, entidade vinculada à USP. Atua também como professor adjunto do Departamento de Química da Universidade da Carolina do Norte, Charlotte. Entre as distinções recebidas, destacam-se o Prêmio Fundação Rockfeller (USP) e ICRETT award e Yamagiwa-Yoshida award da União Internacional de Controle do Câncer (UICC), do qual é membro permanente. É membro ainda da American Association for Cancer Research, da Sociedade Brasileira de Biologia Celular e da Academia Brasileira de Ciências. Sua área de interesse é Biologia do Câncer (Bioquímica e Biologia Celular do Câncer), atuando na área de progressão tumoral, marcadores de progressão carboidrato-dependentes e caracterização de microambientes tumorais, como alvo para terapia combinada e diagnóstico molecular por imagem em cânceres.

Salome_Pinho.jpg

DR. SALOMÉ PINHO

i3S, Universidade do Porto, Portugal

"Glycans at the interface of inflammation and cancer: mechanisms and clinical implications​"

Salomé Pinho é médica veterinária formada pela Universidade do Porto. Desenvolveu seu projeto de doutorado no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e na Boston Medical School. Fez pós-doutorado no IPATIMUP na área da glicobiologia do câncer. Atualmente é pesquisadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A sua atividade de pesquisa é focada na compreensão do papel das modificações pós-traducionais por glicosilação na regulação das funções de proteínas-chave envolvidas no câncer e em condições inflamatórias crônicas, vislumbrando potenciais aplicações clínicas. Ela é autora de várias publicações em revistas internacionais revisadas por pares, incluindo Nature Reviews Cancer, Oncogene e Cancer Immunology Research. Coordena uma equipe de investigação composta por pós-docs, doutorandos, mestrandos e jovens investigadores. É investigadora principal de vários projetos internacionais na área do câncer e doenças inflamatórias. Recebeu o Young Investigator Award da European Association for Cancer Research.

bottom of page